Origem: FRANÇA
Remonte a busca e proteção da rainha durante uma
perseguição no castelo da monarquia. O jogo AGON demonstra o poder dos
guardiões do rei e revive situações comuns da era medieval. A origem do jogo AGON é muito misteriosa, remonta do
século XVIII. Foi encontrado um tabuleiro no tampo de uma mesa francesa de
1780, feita por Adan Veugeols, um carpinteiro de Paris. A forma do tabuleiro é
a principal característica do jogo, sendo que é o primeiro jogo de que se tem
notícia a utilizar o padrão hexagonal em sua composição.
TRILHA
Origem: DESCONHECIDA
A TRILHA não possui uma origem definida, mas é um dos
jogos mais antigos do mundo e engana-se aquele que imagina que sua jogabilidade
consiste em sorte e estratégias simples. Os relatos que datam de 1400 a.C. na
Grécia demonstram que hábeis navegadores do passado cruzavam o Mar
Mediterrâneo exibindo o tabuleiro de TRILHA como símbolo de poder e
representação política de seu império.
SIEGE
Origem: BRASIL
O SIEGE é um jogo brasileiro criado pela GMK – Games
Modern Knowledge, desenvolve a concentração e a visão estratégica do jogador
durante uma invasão a um sítio monárquico. O nome do jogo é inglês e significa
cerco, que é o propósito do jogo: sitiar o inimigo. Esta era uma das táticas militares
mais comuns usadas na Idade Média, e evitava uma sangrenta batalha, tornando
o adversário vencido a partir de estratégias com objetivo de redenção.
EXCALIBUR
Origem: BRASIL
O jogo EXCALIBUR é um jogo moderno desenvolvido
especialmente para o livro Jogos e Estratégias e consiste na contextualização
da remota história da Excalibur, a espada que, nas histórias do Rei Arthur, foi
forjada em Avalon, uma ilha mágica protegida pela sacerdotisa Morgana, a Dama
do Lago. Segundo a lenda, apenas alguém de bom coração e dignidade poderia
remover a espada da rocha na qual descansava. Soldados de diferentes reinos
tentaram se apoderar da arma destinada ao futuro rei da Britânia, antiga
Inglaterra, mas as tentativas foram em vão, e as guerras tornaram-se
estratégicas, para determinar quem chegaria primeiro à posse da espada!
HNEFATAFL
Origem: DESCONHECIDA
Alguns analistas sugerem que o HNEFATAFL representa uma
batalha marítima com um navio Real defendido por uma frota de 24 navios
contra mercenários. Outras versões eram jogadas com dados, mas todas indicavam
que o jogo tratava-se de práticas de habilidades estratégicas de fuga. A sorte
nos dados limitava a criatividade e o raciocínio lógico, portanto, as versões
sem dados tornaram-se mais motivadoras e populares. Defensores Reais conduziam
o rei em segurança pelos refúgios do império para evitar o ataque de
mercenários, o jogo HNEFATAFL revive a experiência e traduz a estratégia
utilizada pelos guardiões da Idade Média.
HEX
Origem: DINAMARCA
Em 1942, um dinamarquês chamado Piet Hein criou o jogo
HEX enquanto contemplava o Teorema de topologia das quatro cores. O teorema
afirma que quatro cores são suficientes para confecção de qualquer mapa geográfico de forma que dois países da mesma cor não façam fronteira.
Os estudos não foram comprovados, mas o jogo foi produzido por Hein e
comercializado, popularizando-se como Polygon.
HEX representa uma batalha entre dois competidores que precisam fazer uma
conexão ininterrupta de peças de mesma cor entre as bordas opostas do
tabuleiro. Não há possibilidade de empatar no HEX, pois um jogador só pode
completar sua própria cadeia bloqueando o oponente.
REVERSI
Origem: DESCONHECIDA
As origens deste
jogo são desconhecidas. Uma teoria diz que o REVERSI é muito semelhante a um
jogo do século XIX que utilizava tabuleiro em forma de disco, com um lado preto
e outro branco, que podiam ser virados e transformados em cores opostas. Alguns
acreditam que o jogo seja de origem Chinesa, outros dizem que foi confeccionado
pela primeira vez em
Londres. O fato é que, REVERSI ganhou popularidade na
Inglaterra e remonta a ideia de um quebra-cabeças, orientando os jogadores a
possuir, ao final da partida, mais peças com a sua cor do que seu adversário,
apenas por movimentos de vira e desvira.
BARRICADE
Origem: DESCONHECIDA
Trata-se
de um jogo de busca. Imagine-se com um mapa muito antigo, do qual não se sabe
se é verdadeiro ou falso. Há apenas um modo de descobrir: seguir o mapa e
chegar ao local determinado. Os adversários devem atrapalhar sua busca, todas
as formas para encontrar o que procuram. Os desafios podem resultar em diversas
situações, por vezes complexas. Deve-se ter capacidade de concentração e
estratégias lógicas apuradas para prever qual o melhor passo a ser dado. Todo
cuidado é pouco durante os desvios das barricadas impostas no mapa para
dificultar sua jornada
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